domingo, 30 de março de 2014

RESCALDO / GT300 / TOKYO R246


RESCALDO





Foi a vez dos GT300, ansiados por muitos estes bólides têm uma condução muito mais "amigável" que os potentes GT500, mas mesmo assim no limite parecem que têm íman para as paredes.

Foram realizadas 14 inscrições, dessas 11 pilotos compareceram à chamada, 3 pilotos infelizmente não puderam marcar presença mas 2 avisaram com antecedência o que ajuda e muito a organizar a coisa.

1 comparência no momento, que alinhou pois havia lugares vagos na grelha.

A inscrição não é obrigatória, apenas garante o lugar (até às 22:45), no caso de casa cheia e lista de suplentes.

A sala utilizada foi a do FariasMatias e a Qualificação lá começou à hora marcada, e logo com a perda de ligação do Manuel Cunha (cobrav10)

Reinicio apenas alguns minutos depois sem qualquer tipo de problema, o que foi muito bom para evitar atrasos.


É o que se vê, 7 pilotos separados por menos de 1 segundo.

A coisa promete...........

A qualificação foi feita uma vez mais no modo de 10 min com os carros visíveis, e parece que cada vez mais esta opção reúne mais adeptos. É sem dúvida mais real, mas implica mais estratégia, o que apimenta a coisa.

Tudo a postos, e de novo a sincronização  correu na perfeição, contagem decrescente e partida. 




Nem tudo correu bem na partida, houve toques que poderiam ter sido evitados, pareceu-me que o Sgens se distraiu com os sinais de luzes que fez na recta logo após a partida, e a "brincadeira" lhe custou a corrida, o pior é que arrastou o Pardelha e o Escada, ficando logo os 3 com danos. Não foi intencional, mas se calhar no futuro pode ser evitado.

A introdução dos danos graves, vem a criar uma situação em que alguns pilotos decidem rodar com o carro "partido", em alguns casos esses carros "dançam" de um lado ao outro da pista pelo que, para não motivar danos noutros carros, na minha óptica, devem abrandar e ceder a passagem aos mais rápidos, evitando dessa forma danos maiores no seu carro e no dos outros. Houve vários exemplos positivos do que disse, mas infelizmente também alguns exemplos negativos. Será um ponto a ter em conta e que seria bom não ter que ser regulamentado.

Esta corrida tinha a particularidade de ser corrida entre muros, para além do teste à resistência física, era acima de tudo um teste à resistência mental de todos os pilotos.

Os "ímans" que estão nas paredes que circundam o circuito, cumpriram a sua função atraindo muitos dos carros até eles. Fica o consolo que para a próxima corrida neste circuito, ele vai estar mais largo alguns centímetros, tantas foram as cacetadas.

Não foi por acaso que os 3 primeiros classificados, foram os únicos que não "bateram" nos muros vez nenhuma.

As  primeiras voltas foram alucinantes, na 1ª volta 4 pilotos rodaram "encostados" entre eles e a milímetros dos muros, nas voltas seguintes a disputa entre os 3 primeiros é digna de se ver.

Melhor que as palavras, aqui uma pequena amostra das emoções vividas.








Nota este video foi capturado com um telemóvel a apontar para o ecrãn da tv, mas espero que consiga transmitir um pouco do que se vive nas nossas corridas.

E depois........e depois o Farias decidiu "provar" quase todos os muros do circuito, o Filipe e Gonçalo decidiram ir-se "embora" e mostraram a sua classe dando uma volta de avanço a toda a gente.

Parece que nem os GT300 equilibra o andamento a estes senhores.

Parabéns dá gosto ver conduzir assim.

Parabéns também a todos os "resistentes" que aguentaram estoicamente até ao fim desta corrida terrivelmente difícil.

Obrigado.


1º - inflamesVRSA




2º - goncasgt222





3º - JPB-PT






4º - cobrav10




5º - PJsnake_PT



6º - FariasMatias



7º - JJF5TURBO


8º - lpardelha


sgens_69 (Desistiu/Perdeu Ligação à 8º Volta)


DEL_Sivuca (Desistiu/Perdeu Ligação à 8º Volta)


zappa-pt (Desistiu/Perdeu Ligação à 15ª Volta)


Whitezomby69 (Desistiu/Perdeu Ligação à 33ª Volta)

Tudo indica que não houve perdas de ligação, em todos os casos pareceu-me desistência, mas não é possível aferir essa situação pelo que se pede aos referidos que nos ajudem esclarecendo se perderam a ligação ou se desistiram. 



Resultados Finais da Corrida







E agora apenas um pequeno tutorial que explica, em apenas 3 fotos, como poupar pneus durante a prova.








Vamos voltar em breve aos GT300,
mas para já vêm aí os JGTC,
onde estão carros de GT500 e de GT300 com data até 2004.

Foram alinhados com 400 Cv e 1200 Kgs para tentar minimizar as diferenças entre eles.
Divirtam-se, e não se esqueçam de fazer a inscrição, para garantir o vosso lugar.



Texto / Fotos : JPB / FariasMatias


4 comentários:

  1. Não consigo ver o vídeo. Se quiseres passar me o replay da corrida pode ser que eu consiga prescindir dos tiros umas horitas para fazer um vídeo da corrida. Não prometo uma grande produção mas posso fazer alguma coisa. Eu vou continuar ausente porque estou lesionado no pé esquerdo. Quanto ao andar a fazer sinais de luzes em corridas para ser sincero irrita me profundamente em especial quando não se trata de uma dobrarem.

    ResponderEliminar
  2. Nice, very nice.
    João e António continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Bom trabalho João!

    foi pena o toque que levei logo na primeira curva, fiquei 2 segundos mais lento em relação ao que estava a rodar nos treinos livres e qualificação, não era um tempo brilhante mas era somente 2 segundos em relação aos mais rápidos, mas para um carro que não estava sequer afinado e para quem não tinha testado não era mau. assim fiquei a perder 4 segundos...

    ResponderEliminar
  4. Boas Mário,

    obrigado pela graxa.

    Abraço

    ResponderEliminar