REGRAS BÁSICAS DE CONDUÇÃO EM PISTA


  1)       ULTRAPASSAGEM EM CURVA
 

a) O carro que está por dentro tem prioridade desde que:

- Tenha metade do seu carro ao lado do carro que está por fora, antes de este dar inicio á sua mudança de trajetória.

- O carro que entra por dentro tem que obrigatoriamente na saída dar espaço suficiente ao carro que circula por fora (largura de um carro).
 

b) O piloto que segue na frente pode manter a sua linha e atacar o interior se o outro piloto não estiver nessa posição privilegiada antes do ponto de viragem.
 

c) Nas ultrapassagens em curva o carro que sai para a escapatória só não perde prioridade na entrada em pista quando:

- Tenha espaço para voltar á pista sem que o carro que o segue seja obrigado a alterar o andamento ou trajetória.

- Tenha sido empurrado pelo carro que segue pelo interior.

d) Ultrapassagens em disputa direta feitas pela escapatória não são permitidas. É obrigatória a cedência da posição ganha.
 

NOTA: Os pequenos erros de quem vai á frente nem sempre justificam ou permitem uma ultrapassagem.
 

2)       CONDUÇÃO DEFENSIVA.
 

Na condução defensiva é permitido ao carro que segue na frente:

a) Alterar e retomar, uma única vez a sua trajetória desde que:

- O carro que o segue não tenha que desacelerar travar ou mudar de direção pela ação do movimento do carro que segue á frente, para isso basta que qualquer parte do carro que segue atrás esteja alinhada com a traseira do carro que segue na frente.

- Não faça mudanças bruscas de trajetória para bloquear tentativas de ultrapassagem.

b) Atacar a curva por dentro desde que respeite o disposto em 1).

c) Desacelerar ligeiramente em curva de forma a controlar a saída do oponente desde que não provoque toques ou acidente.
 

3)       COLISÕES/CONTATOS
 

a) Quem bate na traseira é sempre culpado desde que:

- Não seja verificada uma desaceleração intencional ou despropositada do carro que segue na frente.

NOTA: Na aproximação às curvas, o piloto que segue na traseira é responsável por guardar distâncias que evitem qualquer acidente.
 

Nos toques laterais é sempre culpado quem dá inicio á mudança de trajetória, desde que:

- Não se verifique o disposto em 1.b)

c) Rubbing não é permitido.
 

4)       DOBRAGEM
 

Já descrito em detalhe nas regras gerais. 

a) Fica como tópico geral:

- Qualquer piloto que esteja a ser dobrado deve rapidamente arranjar uma oportunidade para ceder passagem sem que com isso se prejudique.

- Qualquer piloto que esteja a dobrar deve acautelar o momento oportuno para fazê-lo.
 

5)       SAÍDA DAS BOXES
 

a) O carro que sai das boxes nunca tem prioridade enquanto estiver limitado pelo traço contínuo. No caso de aproximação de outros pilotos deverá manter a trajetória de saída das boxes até á primeira curva, mesmo depois de ultrapassar os limites do traço contínuo. 

Nas pistas onde a limitação do traço contínuo não exista ou seja manifestamente curto aplica-se o disposto acima.

NOTA: Casos em que se apresente á saída das boxes uma curva á direita, Ex: Suzuka, Fuji ou Motegi, o piloto que saindo das boxes chegue lado a lado á curva com outro piloto, assume a prioridade disposto em 1).
 

6)       CORTES DE TRAJETORIA DA PISTA 

a) Um carro está em pista, desde que nas curvas mantenha duas rodas no alcatrão.
 

- Qualquer piloto que de uma forma sistemática corte trajetórias que não tenham sido autorizadas pela administração antes da corrida fica sujeito a penalizações cumulativas mediante o número de infrações cometidas durante a mesma.
 

7)       REENTRADAS EM PISTA
 

a) Qualquer carro que sai de pista perde a proridade de entrada na mesma, ficando responsabilizado por qualquer acidente que venha a provocar.
 

 

                                                                                                                               NoitadasDoGt

 

 

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