1) ULTRAPASSAGEM EM CURVA
a)
O carro que está por dentro tem prioridade desde que:
- Tenha metade do seu
carro ao lado do carro que está por fora, antes de este dar inicio á sua
mudança de trajetória.
- O carro que entra por
dentro tem que obrigatoriamente na saída dar espaço suficiente ao carro que
circula por fora (largura de um carro).
b)
O piloto que segue na frente pode manter a sua linha e atacar o interior se o
outro piloto não estiver nessa posição privilegiada antes do ponto de viragem.
c)
Nas ultrapassagens em curva o carro que sai para a escapatória só não perde
prioridade na entrada em pista quando:
- Tenha espaço para voltar á pista sem que o carro que o
segue seja obrigado a alterar o andamento ou trajetória.
- Tenha sido empurrado pelo carro que segue pelo interior.
d) Ultrapassagens em disputa direta feitas pela
escapatória não são permitidas. É obrigatória a cedência da posição ganha.
NOTA: Os pequenos erros de quem vai á frente nem sempre justificam ou permitem
uma ultrapassagem.
2)
CONDUÇÃO DEFENSIVA.
Na condução defensiva é
permitido ao carro que segue na frente:
a)
Alterar e retomar, uma única vez a sua trajetória desde que:
- O carro que o segue não
tenha que desacelerar travar ou mudar de direção pela ação do movimento do carro
que segue á frente, para isso basta que qualquer parte do carro que segue atrás
esteja alinhada com a traseira do carro que segue na frente.
- Não faça mudanças bruscas
de trajetória para bloquear tentativas de ultrapassagem.
b)
Atacar a curva por dentro desde que respeite o disposto em 1).
c)
Desacelerar ligeiramente em curva de forma a controlar a saída do oponente
desde que não provoque toques ou acidente.
3)
COLISÕES/CONTATOS
a)
Quem bate na traseira é sempre culpado desde que:
- Não seja verificada uma
desaceleração intencional ou despropositada do carro que segue na frente.
NOTA: Na aproximação às curvas, o piloto que segue na traseira é responsável
por guardar distâncias que evitem qualquer acidente.
Nos toques laterais é
sempre culpado quem dá inicio á mudança de trajetória, desde que:
- Não se verifique o disposto
em 1.b)
c) Rubbing não é permitido.
4)
DOBRAGEM
Já descrito em detalhe nas
regras gerais.
a)
Fica como tópico geral:
- Qualquer piloto que
esteja a ser dobrado deve rapidamente arranjar uma oportunidade para ceder
passagem sem que com isso se prejudique.
- Qualquer piloto que
esteja a dobrar deve acautelar o momento oportuno para fazê-lo.
5)
SAÍDA DAS BOXES
a)
O carro que sai das boxes nunca tem prioridade enquanto estiver limitado pelo
traço contínuo. No caso de aproximação de outros pilotos deverá manter a trajetória
de saída das boxes até á primeira curva, mesmo depois de ultrapassar os limites
do traço contínuo.
Nas pistas onde a
limitação do traço contínuo não exista ou seja manifestamente curto aplica-se o
disposto acima.
NOTA: Casos em que se apresente á saída das boxes uma curva á direita, Ex:
Suzuka, Fuji ou Motegi, o piloto que saindo das boxes chegue lado a lado á
curva com outro piloto, assume a prioridade disposto em 1).
6)
CORTES DE TRAJETORIA DA PISTA
a)
Um carro está em pista, desde que nas curvas mantenha duas rodas no alcatrão.
- Qualquer piloto que de
uma forma sistemática corte trajetórias que não tenham sido autorizadas pela administração
antes da corrida fica sujeito a penalizações cumulativas mediante o número de
infrações cometidas durante a mesma.
7) REENTRADAS EM PISTA
a)
Qualquer carro que sai de pista perde a proridade de entrada na mesma, ficando
responsabilizado por qualquer acidente que venha a provocar.
NoitadasDoGt
Sem comentários:
Enviar um comentário