quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

RESCALDO RACE 9 FUJI F SPEEDWAY 5º SUPER GT500 - 24 JANEIRO 2016

RESUMO DA CORRIDA
Todos os pilotos tiraram do armário os pneus macios e médios, fazendo antever muita borracha queimada neste circuito que devora pneus.
Acidente na 1ª curva quando Gonpatrod em disputa com o ajat, atrasou demasiado a travagem acabando por sair para o exterior da curva. Pelo caminho atingiu o cobra e ambos se atrasaram, se bem que não tenham sofrido danos (na minha repetição pelo menos).
Pouco depois o cobrav10 desapareceu dos "radares" e o Gonpatrod tentava recuperar.

Com isto, o andreoliveira e o ajat ocuparam a dianteira e daí foram fugindo a um grupo de perseguidores, ganhando cerca de 30 segundos até ao 1º pit stop.
Esta vantagem não foi suficiente, e o lpardelha e o ajsilva passaram para as 2 primeiras posições, até também eles serem forçados a parar.
As escolhas de box revelaram-se uma vez mais fundamentais nos resultados finais. Abastecimentos mal medidos e pneus com desgaste assimétrico penalizaram vários pilotos.
Entretanto o ajat, tendo saído com o 2º set de macios, foi ganhando distância e com 1h53m de prova, tinha cerca de 40 seg de vantagem para o lpardelha e o andreoliveira.
Os pneus ainda o levariam a terminar a prova mas o combustível é que não era suficiente. Paragem de emergência na volta 71 e os mecânicos que já não o esperavam, demoraram 7 seg até resolverem levantar o carro e meter mais umas gotas. Foi o suficiente para sair da box em 3º, colado ao Supra, estando o HSV um pouco mais á frente. 
Ainda assim, os 5 minutos finais e os pneus macios novos foram  suficientes para ultrapassar os 2, já com pneus desgastados e assegurar o 1º lugar final, mesmo com um sabor amargo devido ás asneiras com os abastecimentos de combustível.

Cá mais para trás, o JJF5 recorreu a pneus macios e médios para garantir já alguns pontos que poderão ser determinantes no final da próxima prova. O lpardelha é neste momento o seu principal oponente mas tem menos pneus para Suzuka e isso poderá ser a chave do campeonato.
O ajsilva e o Escalfinha também espreitam a poucos pontos de distância, mas ambos ficaram um pouco mais para trás nesta prova por opções estratégicas diferentes e mais conservadoras.
O eol continua a ser um sério candidato pois está empatado com o JJF5 e 3 pontos atrás do Keihin.
O rommel, o ajat e o Gonpatrod, matemáticamente ainda poderão chegar ao primeiro lugar, mas para isso terão de contratar um "serviço especial" ás fornecedoras de telecomunicações dos rivais, garantindo um apagão!
Ainda nesta prova, o Escalfinha terminou uma vez mais com o Yellow Hat parado na box,
 o Lamy levou o outro Calsonic ao ultimo lugar pontuável pois poupou nos pneus, o fariasmatias e o whitezomby terminaram em cima do ajsilva que na ultima curva resolveu fazer um pião, quase perdendo aí o 7º lugar, e finalmente o Gonpatrod que efectuou "só" a volta mais rápida por quase 1/2 seg de vantagem, terminou a encher o espelho retrovisor do rommel. 

RESULTADO DA QUALIFICAÇÃO
PARTIDA LANÇADA
PILOTOS
1º ajat22

2º lpardelha
3º andreoliveira24
 4º JJF5Turbo
 5º rommel6969
 6º Gonpatrod
7º fariasmatias

8º ajsilva65
9º whitezomby
10º Lamy5
 11º Escalfinha
12º cobrav10 (DNF)

RESULTADO FINAL

VOLTA MAIS RÁPIDA

TABELAS

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL
NOTA: A amarelo os pontos descartados até esta prova. Estes valores podem ainda sofrer alteração em Suzuka.
Os totais reflectem já o descarte.
CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS 

 CRÉDITOS

PESO ADICIONADO E TOTAL
NOTA: Para Suzuka os pesos de todos os carros serão os mesmos com que iniciaram o campeonato.

PNEUS
NOTA: Nesta tabela ainda não estão reflectidos os set de pneus extra. Terão direito a eles, os 4 pilotos que estiveram presentes nas 9 provas disputadas até agora.

QUADRO RESUMO

A PRÓXIMA É A ULTIMA!

2 comentários:

  1. À semelhança das últimas duas provas, Spa e Monza, quase não tinha treinado, apenas no sábado de manhã e 30m antes de um jogo que ia dar na TV, de manhã estava com dificuldade em ser rápido, punha carga fazia bem o segundo sector perdia no resto e não conseguia aproveitar o efeito do cone de ar, erro que cometi nas duas corridas anteriores e era passado por todos como se estivesse parado... apôs algumas tentativas até que consegui fazer um crono decente, mas sem ficar satisfeito, durante a tarde mexi radicalmente no apoio aerodinâmico, tirei bastante, escorregava muito e era preciso ser mais dócil com o acelerador, até era melhor para os pneus, os cronos começaram a baixar e dei por concluído os treinos, antes da prova testei o arranque da qualificação com paragem nas boxes para trocar os pneus para CS, felizmente isso escapou a todos os administradores e a qualificação começou da última volta. Consegui partir da primeira linha mas sabia que durante essa volta ia perder posições para os pilotos que me rodeavam com pneus CS enquanto eu estava com CM, um toque na primeira curva e saltaram dois da equação, bastava apertar com os da frente porque eu ia comentando há muito tempo sobre as corridas finais não acreditava que os CS fossem boa escolha para Fuji, o piso é muito abrasivo e tem curvas de muito apoio que derretem a borracha num instante, e antes do meio do meu stint já tinha cronos iguais aos CS da frente e pouco depois já estava mesmo a ganhar tempo, a estratégia quase deu resultado, mas as fantásticas disputas que tive com o Escalfinha, ajsilva65, JJF5TURBO por duas vezes, chamei-te sacana quando percebi que tinhas posto CS no segundo stint e pensei já foste que vou-te apanhar depois, andreoliveira24 também vendeu caro o lugar, adorei cada luta e momento mas menos um bocadinho de tempo perdido com cada um de vocês... o ajat22 ainda pensei que na última paragem pusesse CM assim teria tido hipóteses de vencer, pois ia demorar mais para chegar a segundo e depois para se aproximar de mim e concretizar a ultrapassagem, mas com CS foi um passeio. Mas consegui alcançar os objectivos traçados, ficar à frente do JJF5TURBO e depois disso o mais na frente possiível, com o pódio em vista. Não se esqueçam que a última corrida em Suzuka é apenas dia 20. temos pausa de quatro semanas.

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  2. Os CS davam para 2 paragens se fossem bem geridos. O truque era não apertar demasiado. Foi o que fiz nos primeiros 40 mints e antes de parar na box já estava na frente do mais leve andreoliveira, que devido á sua condução mais agressiva desgastara muito os pneus dianteiros e teve alguns dissabores devido a isso.
    Quando arranco para o 2º turno, apercebo-me de 2 coisas. A primeira foi que o Supra passara para pneus CM e a outra, bastante menos agradável, foi que cortei demasiado no reabastecimento.
    Como resultado deste erro de principiante cheguei ao final da reserva com pneus para fazer mais umas quantas voltas.
    Antecipei por isso a paragem e decidi manter a escolha de macios, apesar de já ter algum avanço, para manter disponíveis mais alternativas no caso de algum despiste.
    Só que não satisfeito com o primeiro abastecimento deficitário, repeti o erro no 2º, com a agravante de só ter tido noção de tal asneira perto do final da corrida. Nessa altura estava com pouco mais de 40segs de avanço do lpardelha e do andreoliveira. Resolvi reduzir ainda mais o andamento, tentando simultaneamente compensar a paragem prematura do set anterior, estendendo os pneus até final e também tentar levar o combustivel até final.
    Este foi o 3º erro. A distância reduziu-se e os 40 segs que dariam para parar, abastecer com 10L e sair ainda em 1º com pneus CM e defender-me com condições vantajosas do Luis e do André, desapareceram. entrei na box com cerca de 35segs. Para ajudar á festa, demorei tanto tempo a selecionar combustivel e pneus, coloquei Intermédios Chuva mas apercebi-me antes de dar ok e emendei já em desespero para CS. Isto foi o suficiente para os 2 perseguidores passarem quando eu saía da box (os meus mecânicos estiveram 8 segundos parados com o carro no ar!).
    Apesar da cabeça quente pela frustração de ter desperdiçado 2 sets de macios, pois se tivesse na primeira paragem abastecido com fuel suficiente, o 3º set teria sido CM e o avanço deveria ser suficiente para me manter na frente, consegui muito rapidamente chegar aos 2 e ultrapassá-los nos 5 minutos de corrida que faltavam pois os seus pneus CM usados não lhes davam muitas chances de defesa.
    Foi assim uma vitória de sabor amargo, tanto quanto a queda em SPA, quando seguia em 1º com 1H15m de corrida.
    Mas as corridas são mesmo isto.

    Suzuka será um looooongo passeio, pois agora nada mais existe a alcançar.

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