quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

RESCALDO RACE 8 Monza 5º SUPER GT500 - 9 JANEIRO 2016

RESUMO DA CORRIDA

Em Monza assinalamos como facto positivo o regresso de pilotos que por diferentes razões estiveram ausentes nas anteriores provas. Esperemos que outros também o façam e assim tenhamos um final de campeonato mais disputado e de desfecho em aberto para as 2 restantes provas.

Este será possívelmente o ultimo Campeonato de Super GT500 organizado pelo NoitadasDoGT disputado na PS3, pelo que gostaríamos de terminar com um pleno para Suzuka.
Será uma prova que terá uma duração de 3 horas e acréscimo de pontos, ajudando assim a baralhar  mais a decisão do titulo de pilotos.

Relativamente á corrida de Monza salientamos também a presença de chuva. Este factor extra ajudou a equilibrar as lutas e a esbater alguma diferença causada pelos diferentes lastros.
Houve mais acidentes, causados por culpa própria ou de terceiros, e isso custou lugares a alguns pilotos mais desprevenidos.
A chuva chegou á volta 24 e não mais parou até final, se bem que o indice de humidade tenha progredido lentamente e não ultrapassou os 37% (na minha repetição). No entanto, mesmo a 0% o comportamento dos carros foi-se alterando e ocorreram dissabores.

Uma vez mais tivemos pilotos atingidos por perda de servidor, lag e gravações de corrida com bugs.
O andreoliveira continua a ser o mais afectado e neste capítulo é necessário ponderar o que pode ser feito para que ninguém mais seja prejudicado.
O que se passou na 1ª volta foi estranhissimo. na minha gravação vejo o André, que comandava,  a seguir em frente ao chegar á variante Ascari, atravessar o banco de areia, entrar no alcatrão e subitamente o seu carro recua e reaparece na recta anterior á chicane, em 7º lugar.

RESULTADO DA QUALIFICAÇÃO

PARTIDA LANÇADA


PILOTOS, INCIDENTES E COMENTÁRIOS

1º Gonpatrod
Gonpatrod (Macios) - Logo na partida ficou atrás do andreoliveira24 mas no final da volta já seguia em 1º. Conseguiu finalmente juntar á reconhecida rapidez, a consistência necessária para estas corridas longas e no fim de uma corrida perfeita, obteve a vitória, deixando o 2º classificado a 37segs. 
Apostou em 2 macios e 1 médio para os 3 primeiros períodos e desta vez tirou disso proveito, não cometendo nenhum erro após a chegada da chuva, que deitasse todo o trabalho anterior a perder.
Mostrou ao longo da prova um amadurecimento que o levou a não ceder a impulsos e protegeu-se não se envolvendo em lutas desnecessárias, já na parte final da corrida.
Terá sido a lembrança de Ascari?
Parabens Gonçalo.

2º ajsilva65
ajsilva65 (Macios) - Andou os primeiros 50 minutos com o ajat22 (médios) a encher-lhe o retrovisor.
Atrasou o máximo possível  o 1º Pit Stop (volta 29) e saíu de Médios. Com o Gonpatrod a fugir lá na frente teve apenas de se preocupar com o ajat22 que fez uma paragem mais longa e com isso o Lamy5 ficou entre os dois mas muito próximos ainda. 2 voltas depois, o Lamy5 teve uma saída e no regresso á pista acabou por atingir involuntariamente o ajat22 que o ultrapassava e se preparava para continuar a luta pela 2ª posição.
A partir daí o ajsilva65 fez uma corrida solitária e sempre segura, levando-o a repetir o 2º lugar de Ascari. 
Anda a cheirar a vitória. Será em Fuji?

3º ajat22
ajat22 (Médios) - Após o azar de Spa-Francorchamps, fez uma aposta de pneus mais conservadora para Monza e apesar de não ter corrido mal, ficou um sabor a pouco. Rápido e seguro parecia poder chegar mais á frente mas acabou em 3º. Um acidente e erros próprios ditaram a sorte final. Agora tem pneus para vender....

4º eol-
eol- (Médios) -  Regressou e fez uma corrida cheia de garra para um carro tão penalizado em peso como está o seu grande Calsonic.
No inicio ainda tentou acompanhar acompanhar os três primeiros, mas o peso e a companhia muito próxima do Escalfinha (Médios) e do lpardelha (Macios) mantiveram-no ocupado o que permitiu o afastamento dos da frente.
 No inicio da volta 8, na saída da 1ª variante teve uma atravessadela e na sequência desta o lpardelha que vinha muito próximo não o conseguiu evitar. Do acidente o eol teve de ir á box e saíu em ultimo lugar. Daí em diante foi trepar pela classificação até final, usando pneus médios enquanto a pista o permitiu. O final foi bem animado mercê da grande corrida do bonkybonks e também da escassez de "pitrol" que ameaçou ambos.

5º bonkybonks
bonkybonks (Duros) - As ultimas provas trouxeram o Xanavi Z para as lutas da frente. Na chuva de Monza a rapidez do Z foi bem aproveitada pela condução segura e precisa do bonky e com 2 sets de pneus duros muito bem aproveitados ganhou consecutivamente lugares desde a saída (11º). Parecia ter assegurado o 4º lugar ao ultrapassar o eol na volta 61 e distanciando-se o suficiente para se manter a salvo de qualquer possibilidade de resposta do Calsonic. Mas chegar e ultrapassar é afinal mais fácil do que manter o lugar quando atrás vem um "peso pesado" e aquela luz vermelha da reserva de combustível teima em desconcentrar.
Depois de uma corrida exemplar durante 2 horas os erros chegaram na ultima volta, e por 3 ocasiões. Primeiro uma atravessadela que o deixou quase virado na 2ª variante. O tempo aqui perdido fez com que o eol se lhe colasse novamente. Depois e aproveitando a zona rápida até atingir a Variante Ascari, voltou a ganhar terreno ao Calsonic e parecia uma vez mais ter ganho a 4ª posição. Mas já na saída da ultima variante deixou o carro escorregar para o exterior e isto descompensou-o obrigando a retirar acelerador para o agarrar. O desfecho está na imagem seguinte. 

Estes centimetros em que o Z ZigueZagueava foram aproveitados pelo Calsonic para o contornar por fora e esgueirar-se in extremis fugindo até á meta a uma curva de distância.
A tentar recuperar o carro, o bonkybonks perdeu muita velocidade, e o Gonpatrod que esteve a assistir á luta atrás dos 2 nas voltas anteriores (tendo inclusivé deixado o bonky desdobrar-se na volta 61), acabou também por ultrapassá-lo a caminho da ansiada bandeira de xadrez. O eol aproveitou o facto do Gonçalo se interpor entre os 2 da seguinte forma: Na recta da meta ao ver que o Gonpatrod ultrapassara o bonkybonks, resolveu desacelerar e travar apenas o suficiente para ser ultrapassado pelo GTR Xanavi antes da meta e assim não ser obrigado a cumprir mais uma volta.
Se o eol e o bonky dessem mais uma volta, provavelmente não chegariam ao fim pois estavam ambos quase sem combustível.

6º Lamy5
Lamy5 (Médios) - Neste seu regresso o Lamy conseguiu a sua melhor classificação em todo o campeonato e ajudou a equipa Calsonic a manter-se na luta pela classificação de equipas. Andou em 4º lugar, disputou algumas batalhas interessantes e fez a vida negra a mais de um piloto pois estava rápido q.b. 


Após a chegada da chuva acabou por ter alguns acidentes e terminou um pouco mais atrás.
No entanto esta corrida foi seguramente a sua mais conseguida, mesmo estando penalizado pela falta de rodagem neste campeonato.

7º FariasMatias
FariasMatias (Duros)- O Farias arrancou do final da grelha e fez a corrida usando somente pneus duros e de chuva. Foi mesmo o 1º a apostar nos intermédios quando entrou na box á 24ª volta ainda com a humidade a 0% mas já com a chuva a cair. Acabou por beneficiar desta aposta arriscada e só teve de efectuar outra paragem para mudar pneus. teve alguns acidentes mas acabou por efectuar uma corrida aceitável e terminou na dianteira de outros pilotos mais "gastadores" e melhor equipados.

8º lpardelha
lpardelha (Suaves) - No inicio da corrida e até á volta 8 andou em disputa com o escalfinha e o eol. Apesar da vantagem dos macios nas zonas sinuosas, o Keihin não tinha velocidade de ponta e nem com cone de ar conseguia passar em recta qualquer um dos GTR.
O Escalfinha abandonou-os na volta 5 e na volta 8 um pequeno toque com o Calsonic acabou com a luta pois o GTR ficou com danos. O Luís esperou pelo Pedro dando mostras de fair play, pois do que vi não se pode dizer que tenha existido culpa de nenhum dos dois. Um atravessou-se e o outro que vinha colado não o conseguiu evitar. Houve outros acidentes semelhantes durante a corrida e este tipo de acidente é frequente.

No entanto este era mesmo um mau dia para o lpardelha e ao longo da prova cometeu demasiados erros e teve acidentes em demasia, pelo que o 8º lugar acaba por ajudar na luta pela classificação no topo da tabela.

9º JJF5TURBO
JJF5TURBO (Duros) - O João apostou em pouco apoio aerodinâmico para compensar em velocidade o elevado peso do Raybrig, e nos pneus duros a pensar na exigente Suzuka que fecha o campeonato.
No inicio da prova ainda apanhou um susto com o TOYOTA YMS a surgir-lhe de repente vindo do nada e deixando uma nuvem de fumo á sua frente. Ver sequência de fotos no andreoliveira24
Aqui ainda se livrou  de acidente mas ao longo da prova acabou por pagar o preço da opção dos duros e da afinação mais agressiva. Teve algumas saídas e travagens falhadas mas conseguiu ainda assim somar 2 pontos que poderão ser decisivos nas contas finais.

10º rommel6969 (DNF-62voltas)
rommel6969 (Duros) - Depois de uma qualificação modesta acabou por fazer uma prova sem sobressaltos mas consistente e foi-se mantendo á "tona" e assistindo aos azares alheios. O Lexus estava muito estável e apesar do peso teve um desempenho acima do que o piloto esperava inicialmente. Andou metido em algumas disputas e foi subindo lentamente na classificação até se posicionar na 6ª posição. Depois tomou um banho de água fria, não da chuva mas sim do servidor que resolveu falhar-lhe no decorrer da volta 63 e atirá-lo para fora da corrida.
Perdeu 5 pontos a 2 voltas do final mas acabou por ainda recuperar 1 pontito mercê do numero de voltas completadas.

11ª Escalfinha (DNF - 52 voltas)
Escalfinha (Médios) - A consistência e rapidez ao longo do campeonato têm sido a sua imagem mas nesta corrida teve uma decisão que merecia ter sido melhor avaliada. 
Os pontos descartados incidem nos 2 piores resultados nas 10 provas. Neste momento e mercê do excelente desempenho do Escalfinha, tem 10 pontos a descartar sendo por isso o piloto mais penalizado nesse capítulo. Em determinado momento da corrida e estando em 6º lugar, resolveu parar na box para assim não pontuar e descartar zero pontos. É verdade que com isso recupera 5 pontos, mas se tivesse continuado, para além de poder somar na mesma 5 pontos válidos também estaria a "roubar" pontos a alguns directos concorrentes pois estava na frente deles na corrida (lpardelha, JJF5TURBO e rommel6969). Estando ele a ocupar um lugar os outros marcariam menos pontos e isso seria vantajoso para si nas contas finais.
Quanto á corrida andou sempre no meio de disputas e com mais ou menos erros, conseguiu manter-se sempre a meio da tabela.

12º cobrav10 (DNF - 42 voltas)
cobrav10 (Duros) - O cobra foi possivelmente, a par do bonkybonks, o piloto com melhor desempenho a duros. Foi galgando paulatinamente lugares até atingir o 5º lugar. Veio a chuva e ele continuou até á volta 26. Foi á box e quando pediu pneus para chuva os mecânicos informaram-no que se devia ter lembrado de os comprar..... Pois.... se compramos um carrito á ultima hora, comvém comprar também os pneus modelo galocha :(
Saiu com duros e ainda andou até á volta 42 mas após verificar que o Keihin fazia jus ao nick do piloto, tal era a quantidade de zigs e de zags,  resolveu arrumá-lo na box e assistir debaixo do telheiro á corrida dos outros.

13º andreoliveira24 (DNF - 7 voltas)
andreoliveira24 (Macios) - O carro do André é tão rápido que a NET não o acompanha! É indiscutivelmente o piloto mais afectado pela falta de "fiabilidade" da máquina.
Fez pole position, arrancou na frente e não chegou a completar a 1ª volta sem que os problemas se fizessem sentir. De repente passou de 1º para 7º, depois para ultimo. recuperou lugares mas era a crónica de uma morte anunciada. à 7ª volta entrou na box e em pleno servicing...Puf. desapareceu do mapa uma vez mais.
Infelizmente para ele é muito frustrante treinar e aparecer e depois não conseguir terminar as corridas. Que me lembre apenas em Ascari conseguiu ir até final mas aí ficou sem combustível na volta final quando andava em luta com o Escalfinha.
Por outro lado, os seus problemas com a ligação acabam também por desestabilizar a corrida de outros devido ao Lag que se manifesta constantemente.
Não duvido que se nesta prova ele não tivesse sido afectado, teria muitas chances de andar lá na frente com o Gonpatrod.
Sequência do que sucedeu na primeira volta e que afectou o André.
1- Despiste inicial ao chegar á Variante Ascari
2- Continua em frente pela relva e deixa poeira no ar
3- Ao reentrar no alcatrão o carro fica transparente
4- Reaparece subitamente em 7º lugar á frente do JJF5TURBO e atrás do lpardelha.
5- Apesar de estar lá atrás, a poeira mais á frente continua.
6- Lá atrás o fumo produzido pelos pneus na "aparição" em pista.


RESULTADO FINAL

VOLTA MAIS RÁPIDA

TABELAS


CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL
CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS 
 CRÉDITOS
 PESO ADICIONADO E TOTAL
NOTA: Em Fuji (próxima prova) o peso acumulado até Monza é reduzido a metade e na prova seguinte e ultima do campeonato, os carros voltarão ao seu peso inicial.  

PNEUS

QUADRO RESUMO
NOTA: PARA FUJI OS VALORES DE LASTRO ADICIONADO ATÉ MONZA SÃO REDUZIDOS A METADE

Até Fuji.







Sem comentários:

Enviar um comentário