quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

RESCALDO RACE 9 FUJI F SPEEDWAY 5º SUPER GT500 - 24 JANEIRO 2016

RESUMO DA CORRIDA
Todos os pilotos tiraram do armário os pneus macios e médios, fazendo antever muita borracha queimada neste circuito que devora pneus.
Acidente na 1ª curva quando Gonpatrod em disputa com o ajat, atrasou demasiado a travagem acabando por sair para o exterior da curva. Pelo caminho atingiu o cobra e ambos se atrasaram, se bem que não tenham sofrido danos (na minha repetição pelo menos).
Pouco depois o cobrav10 desapareceu dos "radares" e o Gonpatrod tentava recuperar.

Com isto, o andreoliveira e o ajat ocuparam a dianteira e daí foram fugindo a um grupo de perseguidores, ganhando cerca de 30 segundos até ao 1º pit stop.
Esta vantagem não foi suficiente, e o lpardelha e o ajsilva passaram para as 2 primeiras posições, até também eles serem forçados a parar.
As escolhas de box revelaram-se uma vez mais fundamentais nos resultados finais. Abastecimentos mal medidos e pneus com desgaste assimétrico penalizaram vários pilotos.
Entretanto o ajat, tendo saído com o 2º set de macios, foi ganhando distância e com 1h53m de prova, tinha cerca de 40 seg de vantagem para o lpardelha e o andreoliveira.
Os pneus ainda o levariam a terminar a prova mas o combustível é que não era suficiente. Paragem de emergência na volta 71 e os mecânicos que já não o esperavam, demoraram 7 seg até resolverem levantar o carro e meter mais umas gotas. Foi o suficiente para sair da box em 3º, colado ao Supra, estando o HSV um pouco mais á frente. 
Ainda assim, os 5 minutos finais e os pneus macios novos foram  suficientes para ultrapassar os 2, já com pneus desgastados e assegurar o 1º lugar final, mesmo com um sabor amargo devido ás asneiras com os abastecimentos de combustível.

Cá mais para trás, o JJF5 recorreu a pneus macios e médios para garantir já alguns pontos que poderão ser determinantes no final da próxima prova. O lpardelha é neste momento o seu principal oponente mas tem menos pneus para Suzuka e isso poderá ser a chave do campeonato.
O ajsilva e o Escalfinha também espreitam a poucos pontos de distância, mas ambos ficaram um pouco mais para trás nesta prova por opções estratégicas diferentes e mais conservadoras.
O eol continua a ser um sério candidato pois está empatado com o JJF5 e 3 pontos atrás do Keihin.
O rommel, o ajat e o Gonpatrod, matemáticamente ainda poderão chegar ao primeiro lugar, mas para isso terão de contratar um "serviço especial" ás fornecedoras de telecomunicações dos rivais, garantindo um apagão!
Ainda nesta prova, o Escalfinha terminou uma vez mais com o Yellow Hat parado na box,
 o Lamy levou o outro Calsonic ao ultimo lugar pontuável pois poupou nos pneus, o fariasmatias e o whitezomby terminaram em cima do ajsilva que na ultima curva resolveu fazer um pião, quase perdendo aí o 7º lugar, e finalmente o Gonpatrod que efectuou "só" a volta mais rápida por quase 1/2 seg de vantagem, terminou a encher o espelho retrovisor do rommel. 

RESULTADO DA QUALIFICAÇÃO
PARTIDA LANÇADA
PILOTOS
1º ajat22

2º lpardelha
3º andreoliveira24
 4º JJF5Turbo
 5º rommel6969
 6º Gonpatrod
7º fariasmatias

8º ajsilva65
9º whitezomby
10º Lamy5
 11º Escalfinha
12º cobrav10 (DNF)

RESULTADO FINAL

VOLTA MAIS RÁPIDA

TABELAS

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL
NOTA: A amarelo os pontos descartados até esta prova. Estes valores podem ainda sofrer alteração em Suzuka.
Os totais reflectem já o descarte.
CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS 

 CRÉDITOS

PESO ADICIONADO E TOTAL
NOTA: Para Suzuka os pesos de todos os carros serão os mesmos com que iniciaram o campeonato.

PNEUS
NOTA: Nesta tabela ainda não estão reflectidos os set de pneus extra. Terão direito a eles, os 4 pilotos que estiveram presentes nas 9 provas disputadas até agora.

QUADRO RESUMO

A PRÓXIMA É A ULTIMA!

domingo, 24 de janeiro de 2016

FORMULÁRIO RACE 9 FUJI SPEEDWAY F 5º SUPER GT500 - 23 JANEIRO 2016





10 - CONTAGEM DOS SETS DE PNEUS


10.4 - É OBRIGATÓRIO COMUNICAR ATRAVÉS DO BLOG, NO RESPECTIVO FORM, OS SETS DE PNEUS UTILIZADOS DURANTE A CORRIDA. A COMUNICAÇÃO TERÁ DE SER FEITA ATÉ ÁS 24:00H DA 2º FEIRA SEGUINTE Á PROVA. A INFORMAÇÃO DEVERÁ TAMBÉM INDICAR AS VOLTAS EM QUE AS TROCAS FORAM EFECTUADAS. 

10.5 - QUEM NÃO PROCEDER A ESTA COMUNICAÇÃO, TERÁ COMO PENALIZAÇÃO O DESCONTO DE PNEUS MACIOS POR CADA PARAGEM EFECTUADA. SE JÁ NÃO TIVER MACIOS, SERÃO DESCONTADOS PNEUS MÉDIOS.

domingo, 17 de janeiro de 2016

BRIEFING RACE 9 FUJI SPEEDWAY F 5º SUPER GT500 - 23 JANEIRO 2016

FUJI SPEEDWAY F 23/01/2016


HORÁRIO

- Sala de treino aberta na Comunidade do Clube NoitadasDoGT, Clube ID 1018798 entre as 21:00 e as 22:00.

- Nesta sala podem entrar os pilotos inscritos da sala 1 e 2 (restam 2).

- Os Administradores presentes estão disponíveis para esclarecimento de quaisquer dúvidas, mas aconselha-se leitura das 
Regras do 5º Super GT500.

- Ás 22:00 os Administradores vão abrir a sala 1 e sala 2 com arranque marcado para as 23:00.

- Ás 22:30 os pilotos da sala 1 que não estiverem presentes perdem o direito a participar, no entanto podem participar na sala 2.

- Ás 22:31 são chamados para a sala 1 os pilotos da sala 2 pela ordem regulamentada e consoante as vagas.

- Quem não vir todos os pilotos deve tentar a saída e entrada na sala com autorização do director de prova até 3 vezes e no limite até às 22:55. Caso contrário deverá abandonar a sala, no entanto não perde a participação e ganha os créditos do 16º lugar. O seu lugar não será ocupado por outro piloto da sala 2. Se pretender e houver lugar, poderá tentar efectuar a corrida na sala 2, se o problema não se mantiver.

- Ás 22:40 devem ir todos para a pista e verificar se vêm todos os pilotos.

- Ás 22:45 verificações técnicas, depois deste passo é proibido ir à garagem.

- Ás 22:55 todos os pilotos têm que imobilizar o carro nas boxes.

- Ás 23:00 arranque(pode haver lugar a antecipação de 10 minutos, caso todos os que confirmaram presença, estejam já na sala)



NOTA: Após as 22:30 ninguém pode entrar ou sair da sala 1 sem autorização prévia do director de prova. Quem o fizer poderá ser impedido de participar.


OBS: na comunidade existem eventos para treinar com as definições da corrida.


LAYOUT DO CIRCUITO
 Escapatórias - Podem-se usar mas é proibido passar com as quatro rodas fora dos limites da pista. Obrigatório duas rodas sempre na pista.

1- Sempre necessário 2 rodas no alcatrão. Atenção especial para a curva coca-cola (3).

2- Quem usar qualquer escapatória exterior, terá de ceder passagem a no regresso á pista.

3-Saindo da box é obrigatório permanecer do lado direito da linha branca.


PROCEDIMENTO DE PARTIDA

- Partida lançada, velocidade máxima na volta de lançamento 150 km/h os que seguem atrás podem exceder os limites de velocidade para se aproximarem.

- Evitar mudanças de direcção bruscas e travagens fortes. 

- Reagrupar á entrada da recta da meta com velocidade minima de 70 km/h e máxima de 80 km/h, mantendo-a até á linha de partida.

- A partida tem início quando o autor da pole position ou algum piloto que entrar pela via das boxes, passar a linha de partida e aparecer o tempo da volta mais rápida no canto inferior direito, temos ordem para acelerar e ultrapassar.

NOTA: No alinhamento final da volta de aquecimento, manter o carro do lado que partiu e respeitando dentro do possível, as distâncias que existem numa partida estática.
Em Monza ocorreram alguns pequenos excessos (ver foto da partida no rescaldo)

QUADRO RESUMO
Sendo esta a penultima prova do campeonato, o lastro adicionado até Monza (inclusivé), sofre redução para metade do valor máximo que cada um obteve.
Para a ultima prova em Suzuka, todos os carros largarão com o mesmo peso com que iniciaram o campeonato
QUADRO DE CONFIRMAÇÕES


É necessário confirmação de presença/falta em cada corrida e deve ser sempre feita pelo próprio nos comentários abaixo. Ponto 5.3 das Regras do 5º Super GT500.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

RESCALDO RACE 8 Monza 5º SUPER GT500 - 9 JANEIRO 2016

RESUMO DA CORRIDA

Em Monza assinalamos como facto positivo o regresso de pilotos que por diferentes razões estiveram ausentes nas anteriores provas. Esperemos que outros também o façam e assim tenhamos um final de campeonato mais disputado e de desfecho em aberto para as 2 restantes provas.

Este será possívelmente o ultimo Campeonato de Super GT500 organizado pelo NoitadasDoGT disputado na PS3, pelo que gostaríamos de terminar com um pleno para Suzuka.
Será uma prova que terá uma duração de 3 horas e acréscimo de pontos, ajudando assim a baralhar  mais a decisão do titulo de pilotos.

Relativamente á corrida de Monza salientamos também a presença de chuva. Este factor extra ajudou a equilibrar as lutas e a esbater alguma diferença causada pelos diferentes lastros.
Houve mais acidentes, causados por culpa própria ou de terceiros, e isso custou lugares a alguns pilotos mais desprevenidos.
A chuva chegou á volta 24 e não mais parou até final, se bem que o indice de humidade tenha progredido lentamente e não ultrapassou os 37% (na minha repetição). No entanto, mesmo a 0% o comportamento dos carros foi-se alterando e ocorreram dissabores.

Uma vez mais tivemos pilotos atingidos por perda de servidor, lag e gravações de corrida com bugs.
O andreoliveira continua a ser o mais afectado e neste capítulo é necessário ponderar o que pode ser feito para que ninguém mais seja prejudicado.
O que se passou na 1ª volta foi estranhissimo. na minha gravação vejo o André, que comandava,  a seguir em frente ao chegar á variante Ascari, atravessar o banco de areia, entrar no alcatrão e subitamente o seu carro recua e reaparece na recta anterior á chicane, em 7º lugar.

RESULTADO DA QUALIFICAÇÃO

PARTIDA LANÇADA


PILOTOS, INCIDENTES E COMENTÁRIOS

1º Gonpatrod
Gonpatrod (Macios) - Logo na partida ficou atrás do andreoliveira24 mas no final da volta já seguia em 1º. Conseguiu finalmente juntar á reconhecida rapidez, a consistência necessária para estas corridas longas e no fim de uma corrida perfeita, obteve a vitória, deixando o 2º classificado a 37segs. 
Apostou em 2 macios e 1 médio para os 3 primeiros períodos e desta vez tirou disso proveito, não cometendo nenhum erro após a chegada da chuva, que deitasse todo o trabalho anterior a perder.
Mostrou ao longo da prova um amadurecimento que o levou a não ceder a impulsos e protegeu-se não se envolvendo em lutas desnecessárias, já na parte final da corrida.
Terá sido a lembrança de Ascari?
Parabens Gonçalo.

2º ajsilva65
ajsilva65 (Macios) - Andou os primeiros 50 minutos com o ajat22 (médios) a encher-lhe o retrovisor.
Atrasou o máximo possível  o 1º Pit Stop (volta 29) e saíu de Médios. Com o Gonpatrod a fugir lá na frente teve apenas de se preocupar com o ajat22 que fez uma paragem mais longa e com isso o Lamy5 ficou entre os dois mas muito próximos ainda. 2 voltas depois, o Lamy5 teve uma saída e no regresso á pista acabou por atingir involuntariamente o ajat22 que o ultrapassava e se preparava para continuar a luta pela 2ª posição.
A partir daí o ajsilva65 fez uma corrida solitária e sempre segura, levando-o a repetir o 2º lugar de Ascari. 
Anda a cheirar a vitória. Será em Fuji?

3º ajat22
ajat22 (Médios) - Após o azar de Spa-Francorchamps, fez uma aposta de pneus mais conservadora para Monza e apesar de não ter corrido mal, ficou um sabor a pouco. Rápido e seguro parecia poder chegar mais á frente mas acabou em 3º. Um acidente e erros próprios ditaram a sorte final. Agora tem pneus para vender....

4º eol-
eol- (Médios) -  Regressou e fez uma corrida cheia de garra para um carro tão penalizado em peso como está o seu grande Calsonic.
No inicio ainda tentou acompanhar acompanhar os três primeiros, mas o peso e a companhia muito próxima do Escalfinha (Médios) e do lpardelha (Macios) mantiveram-no ocupado o que permitiu o afastamento dos da frente.
 No inicio da volta 8, na saída da 1ª variante teve uma atravessadela e na sequência desta o lpardelha que vinha muito próximo não o conseguiu evitar. Do acidente o eol teve de ir á box e saíu em ultimo lugar. Daí em diante foi trepar pela classificação até final, usando pneus médios enquanto a pista o permitiu. O final foi bem animado mercê da grande corrida do bonkybonks e também da escassez de "pitrol" que ameaçou ambos.

5º bonkybonks
bonkybonks (Duros) - As ultimas provas trouxeram o Xanavi Z para as lutas da frente. Na chuva de Monza a rapidez do Z foi bem aproveitada pela condução segura e precisa do bonky e com 2 sets de pneus duros muito bem aproveitados ganhou consecutivamente lugares desde a saída (11º). Parecia ter assegurado o 4º lugar ao ultrapassar o eol na volta 61 e distanciando-se o suficiente para se manter a salvo de qualquer possibilidade de resposta do Calsonic. Mas chegar e ultrapassar é afinal mais fácil do que manter o lugar quando atrás vem um "peso pesado" e aquela luz vermelha da reserva de combustível teima em desconcentrar.
Depois de uma corrida exemplar durante 2 horas os erros chegaram na ultima volta, e por 3 ocasiões. Primeiro uma atravessadela que o deixou quase virado na 2ª variante. O tempo aqui perdido fez com que o eol se lhe colasse novamente. Depois e aproveitando a zona rápida até atingir a Variante Ascari, voltou a ganhar terreno ao Calsonic e parecia uma vez mais ter ganho a 4ª posição. Mas já na saída da ultima variante deixou o carro escorregar para o exterior e isto descompensou-o obrigando a retirar acelerador para o agarrar. O desfecho está na imagem seguinte. 

Estes centimetros em que o Z ZigueZagueava foram aproveitados pelo Calsonic para o contornar por fora e esgueirar-se in extremis fugindo até á meta a uma curva de distância.
A tentar recuperar o carro, o bonkybonks perdeu muita velocidade, e o Gonpatrod que esteve a assistir á luta atrás dos 2 nas voltas anteriores (tendo inclusivé deixado o bonky desdobrar-se na volta 61), acabou também por ultrapassá-lo a caminho da ansiada bandeira de xadrez. O eol aproveitou o facto do Gonçalo se interpor entre os 2 da seguinte forma: Na recta da meta ao ver que o Gonpatrod ultrapassara o bonkybonks, resolveu desacelerar e travar apenas o suficiente para ser ultrapassado pelo GTR Xanavi antes da meta e assim não ser obrigado a cumprir mais uma volta.
Se o eol e o bonky dessem mais uma volta, provavelmente não chegariam ao fim pois estavam ambos quase sem combustível.

6º Lamy5
Lamy5 (Médios) - Neste seu regresso o Lamy conseguiu a sua melhor classificação em todo o campeonato e ajudou a equipa Calsonic a manter-se na luta pela classificação de equipas. Andou em 4º lugar, disputou algumas batalhas interessantes e fez a vida negra a mais de um piloto pois estava rápido q.b. 


Após a chegada da chuva acabou por ter alguns acidentes e terminou um pouco mais atrás.
No entanto esta corrida foi seguramente a sua mais conseguida, mesmo estando penalizado pela falta de rodagem neste campeonato.

7º FariasMatias
FariasMatias (Duros)- O Farias arrancou do final da grelha e fez a corrida usando somente pneus duros e de chuva. Foi mesmo o 1º a apostar nos intermédios quando entrou na box á 24ª volta ainda com a humidade a 0% mas já com a chuva a cair. Acabou por beneficiar desta aposta arriscada e só teve de efectuar outra paragem para mudar pneus. teve alguns acidentes mas acabou por efectuar uma corrida aceitável e terminou na dianteira de outros pilotos mais "gastadores" e melhor equipados.

8º lpardelha
lpardelha (Suaves) - No inicio da corrida e até á volta 8 andou em disputa com o escalfinha e o eol. Apesar da vantagem dos macios nas zonas sinuosas, o Keihin não tinha velocidade de ponta e nem com cone de ar conseguia passar em recta qualquer um dos GTR.
O Escalfinha abandonou-os na volta 5 e na volta 8 um pequeno toque com o Calsonic acabou com a luta pois o GTR ficou com danos. O Luís esperou pelo Pedro dando mostras de fair play, pois do que vi não se pode dizer que tenha existido culpa de nenhum dos dois. Um atravessou-se e o outro que vinha colado não o conseguiu evitar. Houve outros acidentes semelhantes durante a corrida e este tipo de acidente é frequente.

No entanto este era mesmo um mau dia para o lpardelha e ao longo da prova cometeu demasiados erros e teve acidentes em demasia, pelo que o 8º lugar acaba por ajudar na luta pela classificação no topo da tabela.

9º JJF5TURBO
JJF5TURBO (Duros) - O João apostou em pouco apoio aerodinâmico para compensar em velocidade o elevado peso do Raybrig, e nos pneus duros a pensar na exigente Suzuka que fecha o campeonato.
No inicio da prova ainda apanhou um susto com o TOYOTA YMS a surgir-lhe de repente vindo do nada e deixando uma nuvem de fumo á sua frente. Ver sequência de fotos no andreoliveira24
Aqui ainda se livrou  de acidente mas ao longo da prova acabou por pagar o preço da opção dos duros e da afinação mais agressiva. Teve algumas saídas e travagens falhadas mas conseguiu ainda assim somar 2 pontos que poderão ser decisivos nas contas finais.

10º rommel6969 (DNF-62voltas)
rommel6969 (Duros) - Depois de uma qualificação modesta acabou por fazer uma prova sem sobressaltos mas consistente e foi-se mantendo á "tona" e assistindo aos azares alheios. O Lexus estava muito estável e apesar do peso teve um desempenho acima do que o piloto esperava inicialmente. Andou metido em algumas disputas e foi subindo lentamente na classificação até se posicionar na 6ª posição. Depois tomou um banho de água fria, não da chuva mas sim do servidor que resolveu falhar-lhe no decorrer da volta 63 e atirá-lo para fora da corrida.
Perdeu 5 pontos a 2 voltas do final mas acabou por ainda recuperar 1 pontito mercê do numero de voltas completadas.

11ª Escalfinha (DNF - 52 voltas)
Escalfinha (Médios) - A consistência e rapidez ao longo do campeonato têm sido a sua imagem mas nesta corrida teve uma decisão que merecia ter sido melhor avaliada. 
Os pontos descartados incidem nos 2 piores resultados nas 10 provas. Neste momento e mercê do excelente desempenho do Escalfinha, tem 10 pontos a descartar sendo por isso o piloto mais penalizado nesse capítulo. Em determinado momento da corrida e estando em 6º lugar, resolveu parar na box para assim não pontuar e descartar zero pontos. É verdade que com isso recupera 5 pontos, mas se tivesse continuado, para além de poder somar na mesma 5 pontos válidos também estaria a "roubar" pontos a alguns directos concorrentes pois estava na frente deles na corrida (lpardelha, JJF5TURBO e rommel6969). Estando ele a ocupar um lugar os outros marcariam menos pontos e isso seria vantajoso para si nas contas finais.
Quanto á corrida andou sempre no meio de disputas e com mais ou menos erros, conseguiu manter-se sempre a meio da tabela.

12º cobrav10 (DNF - 42 voltas)
cobrav10 (Duros) - O cobra foi possivelmente, a par do bonkybonks, o piloto com melhor desempenho a duros. Foi galgando paulatinamente lugares até atingir o 5º lugar. Veio a chuva e ele continuou até á volta 26. Foi á box e quando pediu pneus para chuva os mecânicos informaram-no que se devia ter lembrado de os comprar..... Pois.... se compramos um carrito á ultima hora, comvém comprar também os pneus modelo galocha :(
Saiu com duros e ainda andou até á volta 42 mas após verificar que o Keihin fazia jus ao nick do piloto, tal era a quantidade de zigs e de zags,  resolveu arrumá-lo na box e assistir debaixo do telheiro á corrida dos outros.

13º andreoliveira24 (DNF - 7 voltas)
andreoliveira24 (Macios) - O carro do André é tão rápido que a NET não o acompanha! É indiscutivelmente o piloto mais afectado pela falta de "fiabilidade" da máquina.
Fez pole position, arrancou na frente e não chegou a completar a 1ª volta sem que os problemas se fizessem sentir. De repente passou de 1º para 7º, depois para ultimo. recuperou lugares mas era a crónica de uma morte anunciada. à 7ª volta entrou na box e em pleno servicing...Puf. desapareceu do mapa uma vez mais.
Infelizmente para ele é muito frustrante treinar e aparecer e depois não conseguir terminar as corridas. Que me lembre apenas em Ascari conseguiu ir até final mas aí ficou sem combustível na volta final quando andava em luta com o Escalfinha.
Por outro lado, os seus problemas com a ligação acabam também por desestabilizar a corrida de outros devido ao Lag que se manifesta constantemente.
Não duvido que se nesta prova ele não tivesse sido afectado, teria muitas chances de andar lá na frente com o Gonpatrod.
Sequência do que sucedeu na primeira volta e que afectou o André.
1- Despiste inicial ao chegar á Variante Ascari
2- Continua em frente pela relva e deixa poeira no ar
3- Ao reentrar no alcatrão o carro fica transparente
4- Reaparece subitamente em 7º lugar á frente do JJF5TURBO e atrás do lpardelha.
5- Apesar de estar lá atrás, a poeira mais á frente continua.
6- Lá atrás o fumo produzido pelos pneus na "aparição" em pista.


RESULTADO FINAL

VOLTA MAIS RÁPIDA

TABELAS


CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL
CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS 
 CRÉDITOS
 PESO ADICIONADO E TOTAL
NOTA: Em Fuji (próxima prova) o peso acumulado até Monza é reduzido a metade e na prova seguinte e ultima do campeonato, os carros voltarão ao seu peso inicial.  

PNEUS

QUADRO RESUMO
NOTA: PARA FUJI OS VALORES DE LASTRO ADICIONADO ATÉ MONZA SÃO REDUZIDOS A METADE

Até Fuji.