quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

8ª CORRIDA CAMPEONATO GT500 -2014/2015 MOTEGI ROAD COURSE

RESCALDO

NO FINAL DESTA PROVA FORAM FEITOS REPAROS A ALGUNS COMPORTAMENTOS EM PISTA MENOS CORRECTOS, POR PARTE DE ALGUNS PILOTOS.

É IMPORTANTE QUE TODOS TENHAMOS ALGUMA CONTENÇÃO NOS COMENTÁRIOS APÓS O FINAL DA CORRIDA, POIS A QUENTE AS EMOÇÕES PODERÃO NÃO SER AS MELHORES CONSELHEIRAS.

QUANDO ALGUEM SE DESPISTA, PODERÁ ARRASTAR INVOLUNTARIAMENTE OUTROS PILOTOS QUE VINHAM PRÓXIMO. É UM INFORTUNIO QUE PODE ACONTECER A QUALQUER UM.
CONTINUAM A HAVER QUEIXAS QUANTO ÁS DOBRAGENS.
NESTA PROVA HOUVE ALGUNS MAL ENTENDIDOS NESTE CAPITULO, SE BEM QUE A ESMAGADORA MAIORIA DOS PARTICIPANTES SE TENHA COMPORTADO CORRECTAMENTE.
AS INSTRUÇÕES SOBRE A DOBRAGEM ESTÃO BEM EXPOSTAS NAS REGRAS QUE PUBLICÁMOS E SÓ TÊM DE SER LIDAS E ASSIMILADAS.

ACIDENTES PROVOCADOS NA SEQUÊNCIA DE UMA DISPUTA DE TRAVAGEM ENTRE UM PILOTO NA DOBRAGEM A OUTRO, NÃO FAZEM SENTIDO E NÃO DEVEM ACONTECER.
VOLTAS INTEIRAS PERDIDAS NA TENTATIVA DE ULTRAPASSAGEM A UM RETARDATÁRIO TAMBEM NÃO.
TEMOS CARROS COM PESOS MUITO DIFERENTES E ISSO  FAZ COM QUE EM RECTA E ACELERAÇÃO O PILOTO MAIS LENTO E QUE FOI APANHADO PELO QUE O ESTÁ A DOBRAR, SEJA NESSES MOMENTOS MAIS RÁPIDO.
PODE ACELERAR NORMALMENTE MAS NÃO DEVE DISPUTAR A TRAVAGEM SEGUINTE COMO SE ESTIVESSE A LUTAR PELO LUGAR. PODE E DEVE SIM, LEVANTAR O PÉ UM POUCO MAIS CEDO E PERMITIR QUE A CURVA SEGUINTE SEJA FEITA POR AMBOS EM SEGURANÇA.

FORAM CRIADOS PELA ORGANIZAÇÃO, MECANISMOS DE QUEIXA QUE DEVERÃO SER CONVENIENTEMENTE ACCIONADOS, CASO ALGUEM SE SINTA LESADO POR COMPORTAMENTO DESLEAL OU IMPRÓPRIO.

INFELIZMENTE, NÃO CONSEGUIMOS DISTINGUIR COM ABSOLUTA CERTEZA QUEM CAI OU QUEM SAI VOLUNTARIAMENTE DA CORRIDA.
CAIR É UM AZAR. SAIR PORQUE SE CHATEOU COM UMA SITUAÇÃO PODE SER NALGUNS CASOS, DESCONSIDERAÇÃO POR QUEM, APESAR DE QUALQUER ACIDENTE OU OUTRO TIPO DE INFORTUNIO, AINDA ASSIM LEVA A SUA CORRIDA ATÉ AO FINAL DAS 2 HORAS.
PARA QUEM QUISER DESISTIR (FADIGA, FALTA DE VONTADE OU OUTRO MOTIVO VÁLIDO) PODERÁ IR PARA A BOX, OU PELO MENOS MANTER-SE NA SALA.

ISTO É UM DIVERTIMENTO, MAS PARA ISSO RESULTAR DEVE HAVER RESPEITO PELA PARTE DE CADA UM, POR TODOS SEM EXCEPÇÃO.

E AGORA OS QUADROS



OS PESOS INDICADOS JÁ REFLECTEM A REDUÇÃO  DE LASTRO A METADE, ESTANDO INCLUIDO O PESO DA ULTIMA CORRIDA

ALGUNS PILOTOS HOUVE QUE NÃO COMUNICARAM OS PNEUS UTILIZADOS, PELO QUE SE APLICOU A REGRA PREVISTA.


A LISTA PROVISÓRIA DE ORDENAMENTO DE ESCOLHA DA MÁQUINA DO PRÓXIMO CAMPEONATO SUJEITA ÁS LIMITAÇÕES DESCRITAS NO REGULAMENTO


4 comentários:

  1. Antes de mais quero dar os meus parabéns ao Álvaro pela vitória e ao Farias pela excelente corrida que realizou, até acho que merecia mais pelo andamento que teve mas já se sabe que a corrida é longa e tudo pode acontecer.

    Em segundo peço desculpa e não sei levaram a mal eu ter saído da sala após o fim da corrida mas preferi sair da sala já que não gostei da atitude do flexline em achar que não se passou nada na situação comigo e pedir desculpas ao Álvaro por algo não tão "grave" como na situação comigo.

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  2. Boa noite Pedro,
    Acho que ninguem levou a mal a tua saída após o final da corrida. Estavas chateado (compreensivelmente) com o que aconteceu.
    Eu só fiz a chamada de atenção para alguma contenção no que se diz, e como se diz, no final de qualquer corrida pois, por experiência própria, a ideia que temos de um acidente pode não ser perfeitamente clara nessa altura.
    Aconteceu comigo em Brands Hatch. Em plena recta, numa dobragem a um carro, ele guina subitamente para o meu lado e atira-me para fora de encontro aos rails. Fiquei com a ideia que se não tinha sido "propositado", fora no minimo muito descuidado.
    No final da corrida, eu nada mencionei, apesar de essa prova ter sido pródiga em incidentes do género.
    No dia seguinte, ao ver o replay fiquei com outra percepção. O carro que eu dobrava, pisou a berma e atravessou-se. O meu azar foi estar ali naquele momento.
    Como calculas, tive o cuidado de visualizar toda a corrida do ultimo Sábado. No teu caso, o erro do flex foi disputar a travagem contigo. No final da recta anterior, ele deveria ter aliviado mais cedo, permitindo que o passasses e fizessem os dois a curva em segurança. Como assim não foi, a instabilidade de uma curva feita em desequilibrio fez com que o Paulo não controlasse o carro convenientemente, com as consequências conhecidas.
    Contudo, afirmo com toda a convicção que ele não te queria atingir.
    Acho que agora, o Paulo estará mais esclarecido sobre as regras e qual o comportamento mais adequado para que situações destas sejam evitadas.
    O que queremos é boas corridas, disputadas com lealdade até final e cabeça fria quando a coisa aquece um pouco mais, caso contrário, isto não vale a pena.

    Quanto ao Farias, ele era o mais rápido de todos e para mim o favorito á vitória.
    Para mim a corrida ideal, teria sido a disputa até final, tal como fizémos até á primeira paragem nas boxes.
    Até Fuji

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  3. Eu concordo plenamente contigo, eu até na altura em que se passou a situação com o flex nem fiquei de cabeça de quente ou algo do género, continuei a corrida até ao fim e depois de dar parabéns aos vencederes acabei por dizer "obrigado flex" à espera da reacção do mesmo, secalhar até fiz mal, desgostei mais quando ele agiu como se nada tivesse passado e começa a falar de outros acontecimentos da corrida. Mas apesar disto tudo sei que ele não fez de propósito, a questão é, acidentes de corrida acontecem a todos mas mesmo sem querer eu sei pedir desculpa quando vejo que fiz algo de errado. Apesar disto tudo quero dizer que gostei da corrida e tirando alguns acontecimentos menos bons a corrida teve momentos bons de se recordar.

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  4. Teve sim, recuperar de último na segunda volta até 5º foi fantástico, pena ter falhado mais uma vez as contas do combustível que me custaram dois lugares (raios partam a poupança), foram quase duas horas a lutar com o Mário, que conseguia segurar muito bem a posição mesmo com médios contra os meus macios, ele saia muito bem das curvas, os kilos a menos notavam-se, à entrada das curvas conseguia fechar ainda melhor apesar de alguma instabilidade em algumas, não tive tempo para afinar o carro melhor, nem rodei muito na pista para tirar melhor partido das travagens, o que até foi bom assim fiquei satisfeito com o que consegui, apenas chateado por ter gasto um set de macios a mais do que o previsto, se treinasse mais ia ficar desgostoso depois do acidente na segunda volta, o Mário é que ainda não deve saber como conseguiu evitar o carro do Humberto.

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